Bibliografia

“O Bilhete Postal Ilustrado é uma das mais interessantes e valiosas fontes documentais para a História Urbana dos nossos aglomerados. Nele se retrata, para além de toda actividade de um povo, a área urbana definida por ruas, praças, largos, jardins, onde o edificado e o mobiliário urbano são elementos importantes.
Pela análise do Postal Ilustrado Topográfico se vê a evolução do aglomerado, as alterações provocadas pelo devir histórico na sua globalidade humana, enquadrada pela dinâmica espácio-temporal, formalizando a dialéctica existente entre o aglomerado e quem nele vive.”

PASSOS, José Manuel da Silva – O bilhete postal ilustrado e a história urbana do Arquipélago da Madeira, Lisboa : Caminho, 1998.

“Devido à importância do porto do Funchal, muito frequentado por navios e passageiros em linhas regulares ou em viagens de cruzeiro, e da actividade turística tradicional na Madeira, assistiu-se a uma explosão de edições de postais ilustrados, desde as primeiras décadas do século XX, de variadíssimos editores, incluindo estrangeiros.”

MENDES, José Manuel Melim – Memórias do Funchal : o bilhete postal ilustrado até à primeira metade do século XX, Funchal: José M. Mendes, cop., 2007.

Livros sobre Postais Ilustrados em Portugal

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: